Algumas pessoas já me perguntaram se o Ho'oponopono estava na contramão do O Segredo, da Rhonda Byrne, e As Sete Leis Espirituais do Sucesso do Deepak Chopra, pois não está. Estes livros explicam muito bem como funcionam as leis do Universo em relação a abundância de coisas boas na vida da pessoa, a importância da gratidão, do fazer circular o dinheiro, do desapego aos resultados, mas...

O 'problema', assim dizendo - que é onde há a interseção com o Ho'oponopono, do "O Segredo" e o livro do Chopra - é que nosso intelecto entende e interpreta como sendo algo que depende dele fazer através de esforço mental. A premissa do O Segredo é que você através da intenção, usando afirmações, pensamento positivo, visualizações e afins, pelo 'poder da sua mente' pode atrair melhores condições de vida. Tudo esforço mental, intelecto, memórias no ego. Quando se intenciona algo estipulamos condições, e isso limita a qualidade da manifestação do bem em si.

A Divindade é muito mais capaz de conceber e nos proporcionar algo realmente maravilhoso do que nosso limitadíssimo intelecto, por mais entulhado de estudo, informações, diplomas e qualificações que ele esteja - e se considera. A manifestação do sucesso e prosperidade em nossas vidas não é uma questão do "querer" da pessoa, e sim da paixão que ela tem pelo o que faz na vida. Quanto maior a paixão e o desapego pelo resultado, maior a recompensa em termos de sucesso e dinheiro.

A subida ao Portal mostra isso claramente; a diferença entre a motivação da vontade do intelecto e o que vêm pela Inspiração. Lá a gente se abre para a Inspiração e desobriga o intelecto de buscar as soluções.

Maiores informações sobre O Portal aqui nesse site.